O Ponto Digital reúne diversas facetas que compõem a arte naïf por meio de conteúdos inéditos em textos, vídeos, depoimentos, entrevistas, memórias e fotos, revelando nuances e cores que vão além do Sesc Piracicaba e da 14ª Bienal Naïfs do Brasil.

Uma volta pelo Brasil

A Bienal de Arte Naïfs é sempre uma festa de tipos, sotaques e repertórios. Para captar um pedacinho dessa diversidade sugerimos que os artistas apresentassem em vídeos de celular um pouco da sua história, processo criativo e ambiente de trabalho.

Daquilo que escapa, um documentário

Uma visita à casa, ao ateliê e à intimidade de 6 dos 121 artistas que estão na 14ª Bienal Naïfs do Brasil, um ensaio audiovisual, um convite à reflexão.

Momentos de Criação - Mestre João do Carmo

Onde está o Mestre João do Carmo?

Subversão do suporte

Projetada sobre o chão do espaço expositivo do Sesc Piracicaba, a obra que o jovem Alan Rodrigo traz à Bienal Naïfs é literalmente daquilo que escapa.

Cheiro de arte

Autor da obra Cachimbo de Macaco, Dilsão descreve o processo de criação e suas inspirações.

Momentos de criação – Orlando Fuzinelli

Figura reconhecida, internacionalmente pelos seus trabalhos, Fuzinelli participou do Momentos de Criação na programação complementar da Bienal Naïfs 2018

As 4 obras que são destaque na Bienal e os artistas por trás delas

Os artistas agraciados com o prêmio Destaque-Aquisição contam um pouco de suas trajetórias, perspectivas sobre a arte e processos criativos.

Os “biletes” da Bienal Naïfs

Alguns se contentam em apenas deixar sua assinatura no livro de visitas, outros querem deixar algo além.

Gratidão e inspiração

Na manhã seguinte à abertura da 14ª Bienal Naïfs do Brasil, artistas, curadores e interessados participaram de uma mesa redonda cheia de emoções, debates, depoimentos e trocas de experiências.

Mais de 30 anos de história

Foi abrindo espaço para um pequeno grupo de artistas chamados de "ingênuos" ou "espontâneos", que o Sesc Piracicaba criou, em 1986, a Mostra Nacional de Arte Ingênua e Primitiva.

Daquilo que escapa: a 14a Bienal Naïfs do Brasil

Focados na construção de caminhos e possibilidades, e não apenas na inscrição de um lastro temático, os curadores propuseram que o título dessa edição fosse Daquilo que escapa.