As 4 obras que são destaque na Bienal e os artistas por trás delas

*Imagem: artista premiado Toninho Guimarães em entrevista ao Sesc SP | Foto: Danny Abensur

A 14ª edição da Bienal Naïfs do Brasil recebeu a inscrição de 1164 obras de 583 artistas residentes em 24 estados brasileiros. Desse universo, a Comissão de Curadoria, composta por Armando Queiroz, Juliana Okuda Campaneli e Ricardo Resende, selecionou trabalhos de 107 artistas. A mostra deste ano, Daquilo que escapa, apresenta também trabalhos de 14 artistas convidados.

Ao Júri de Premiação da Bienal, composto por Armando Queiroz, Fabiana Delboni e Moacir dos Anjos, coube indicar as obras pelas quais seus respectivos criadores receberam prêmios em dinheiro – de Destaque-Aquisição e Incentivo – e certificados de Menções Especiais.

As quatro obras premiadas na modalidade Destaque-Aquisição (veja abaixo), em exibição atualmente no espaço expositivo do Sesc Piracicaba, passam a integrar o Acervo Sesc de Arte Brasileira, a coleção permanente da instituição, organizada segundo critérios estéticos, históricos e institucionais. Esse acervo conta atualmente com mais de duas mil e trezentas obras de arte moderna, contemporânea e também de matriz popular. Boa parte dessas obras são encontradas nas dependências das próprias unidades do Sesc na capital e no interior do estado de São Paulo.

 

Garfeiro (2017), de Ronaldo Torres
Garfeiro (2017), de Ronaldo Torres, óleo sobre tela, 50 x 70 cm

 

O juízo final (2017), de Rosângela Politano
O juízo final (2017), de Rosângela Politano, acrílica sobre tela, 80 x 60 cm

 

Sem título (2017), de Sebá Neto
Sem título – Da série: Jumento City (2017), de Sebá Neto, xilogravura sobre papel, 60 x 50 cm

 

A banana comendo o macaco / Onça avança no pescador (2017), de Toninho Guimarães

A banana comendo o macaco / Onça avança no pescador (2017), de Toninho Guimarães, acrílica sobre tela, 150 x 260 cm

Em agosto, na abertura da exposição, os quatro artistas agraciados com o prêmio Destaque-Aquisição contaram um pouco de suas trajetórias, perspectivas sobre a arte e processos criativos. Confira no vídeo.

 

 

Além da incorporação ao Acervo Sesc de Arte Brasileira, essas obras premiadas inspiraram novos produtos na linha Naïfs do Brasil, da série Sesc em Obras, disponível na Loja do Sesc Piracicaba. A linha é composta por camisetas, bolsas, aventais, lenços limpa lentes, necessaire, canecas e itens de papelaria.

 

Linha de produtos Naifs do Brasil, da série Sesc em Obras.

 

A 14ª Bienal Naïfs do Brasil segue aberta à visitação, no Sesc Piracicaba, até 25 de novembro.